As Competências Essenciais da ICF
As Competências Essenciais da ICF foram desenvolvidas para proporcionar uma maior compreensão sobre as capacidades e abordagens utilizadas na atual profissão de coaching, tal como definida pela ICF. Essas competências e a definição de coaching da ICF servem como base para o processo de Credenciação, incluindo o Exame de Credenciação da ICF. A ICF define coaching como uma parceria com os clientes num processo criativo e estimulante que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.
As Competências Essenciais da ICF estão organizadas em quatro áreas baseadas em pontos em comum e interdependências entre as competências dentro de cada área. Não há áreas nem competências individuais que sejam ponderadas - elas não representam qualquer tipo de hierarquia. Em vez disso, cada competência é considerada essencial e crítica para qualquer coach competente demonstrar.
As competências essenciais da ICF foram originalmente criadas em 1998, consistindo em 11 competências essenciais. Em novembro de 2019, a ICF lançou uma versão actualizada das competências. As competências essenciais actualizadas foram integradas nos currículos dos Programas de Formação de Coaches acreditados pela ICF a partir de janeiro de 2021. A partir de 1 de agosto de 2022, as Competências Essenciais atualizadas foram integradas na Avaliação de Desempenho de Credenciação e nos requisitos do exame escrito.
Para saber mais sobre as Competências Essenciais da ICF actualizadas, por favor veja a Série de Vídeos sobre as Competências Essenciais Actualizadas na página do YouTube da ICF. Um vídeo de visão geral também pode ser encontrado no Vimeo da ICF
O Modelo
Na sequência de uma análise rigorosa da prática de coaching ao longo de 24 meses, a International Coach Federation anuncia um Modelo de Competências ICF atualizado. Este modelo de competências baseia-se em evidências recolhidas por mais de 1.300 coaches em todo o mundo, incluindo membros e não-membros da ICF e que representam uma diversa gama de disciplinas de coaching, formação de origem, estilos de coaching e níveis de experiência. Esta iniciativa de investigação de larga escala validou que grande parte do Modelo de Competências ICF existente, desenvolvido há quase 25 anos, continua a ser extremamente importante para a prática de coaching atual. Destes dados surgiram alguns novos elementos e temas que foram integrados neste modelo atualizado.
Estes incluem uma ênfase fundamental no comportamento ético e na confidencialidade, na importância de uma mentalidade de coaching e de uma prática contínua de reflexão, na distinção crítica entre vários níveis de acordos de coaching, na relevância da parceria entre o coach e o cliente e na relevância da consciência cultural, sistémica e contextual. Estas componentes de base (fundamentais), em combinação com temas emergentes, refletem os elementos chave da prática atual de coaching e servirão de padrões de coaching mais fortes e abrangentes para o futuro.
A. FUNDAÇÃO
1. Demonstra uma prática ética
Definição: Compreende e aplica de forma consistente a ética e os padrões de coaching
-
Demonstra integridade pessoal e honestidade nas interacções com clientes, patrocinadores e intervenientes relevantes
-
É sensível à identidade, ao ambiente, às experiências, aos valores e às crenças dos clientes
-
Utiliza uma linguagem adequada e respeitosa para com os clientes, patrocinadores e intervenientes relevantes
-
Respeita o Código de Ética da ICF e defende os Valores Fundamentais
-
Mantém a confidencialidade da informação do cliente tal como acordado com os intervenientes e leis pertinentes
-
Mantém a distinção entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio
-
Encaminha os clientes para outros profissionais de apoio, se necessário
2. Incorpora uma Mentalidade de Coaching
Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.
-
Reconhece que os clientes são responsáveis pelas suas próprias escolhas
-
Compromete-se com a aprendizagem e o desenvolvimento contínuos como treinador
-
Desenvolve uma prática de reflexão contínua para elevar a sua prática de coaching
-
Permanece consciente e aberto à influência do contexto e da cultura sobre si próprio e sobre os outros
-
Usa a consciência de si próprio e a sua intuição para benefício dos clientes
-
Desenvolve e mantém a capacidade de regular as suas emoções
-
Prepara-se mental e emocionalmente para as sessões
-
Procurar ajuda de fontes externas quando necessário
B. Co-criação do Relacionamento
3. Estabelece e Mantém Acordos
Definição: Estabelece parcerias com o cliente e intervenientes relevantes para criar acordos claros quanto à relação de coaching, o processo, plano e objetivos. Estabelece acordos para o compromisso de coaching em geral, bem como para cada sessão de coaching.
-
Explica o que o coaching é e o que não é e descreve o processo ao cliente e intervenientes relevantes
-
Chega a acordo quanto ao que é e o que não é apropriado no relacionamento, o que está e o que não está a ser oferecido e as responsabilidades do cliente e intervenientes relevantes
-
Chega a acordo quanto às diretrizes e parâmetros específicos da relação de coaching como logística, honorários, agendamento, duração, rescisão, confidencialidade e inclusão de outros
-
Estabelece parceria com o cliente e partes interessadas para a definição de um plano e objetivos gerais de coaching
-
Estabelece parceria com o cliente para determinar a compatibilidade cliente-coach
-
Estabelece parceria com o cliente para identificar ou reconfirmar o que se pretende alcançar na sessão
-
Estabelece parceria com o cliente para definir o que este acredita que precisa abordar ou resolver para atingir o que quer alcançar na sessão
-
Estabelece parceria com o cliente para definir ou reconfirmar as medidas de sucesso para o que o cliente deseja alcançar no compromisso de coaching ou sessão individual
-
Estabelece parceria com o cliente para gerir o tempo e o foco da sessão
-
Continua o processo de coaching na direção do resultado desejado pelo cliente, a menos que este indique o contrário
-
Estabelece parceria com o cliente para terminar a relação de coaching de uma forma que honre a experiência
4. Cultiva Confiança e Segurança
Definição: Estabelece parceria com o cliente na criação de um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútuos.
-
Procura compreender o cliente no seu contexto, o que pode incluir a sua identidade, ambiente, experiências, valores e crenças
-
Demonstra respeito pela identidade, perceções, estilo e linguagem do cliente e adapta o seu estilo de coaching ao cliente
-
Reconhece e respeita os talentos únicos do cliente, descobertas e trabalho no processo de coaching
-
Mostra apoio, empatia e preocupação com o cliente
-
Reconhece e apoia a expressão de sentimentos do cliente, suas perceções, preocupações, crenças e sugestões
-
Demonstra abertura e transparência como forma de manifestar vulnerabilidade e desenvolver confiança com o cliente
5. Mantém a Presença
Definição: Está totalmente consciente e presente com o cliente, adotando um estilo aberto, flexível, alicerçado e confiante.
-
Permanece focado, atento, empático e responsivo ao cliente
-
Demonstra curiosidade durante o processo de coaching
-
Gere as suas emoções para se manter presente com o cliente
-
Demonstra confiança ao trabalhar com emoções fortes do cliente durante o processo de coaching
-
Está confortável em trabalhar com o desconhecido
-
Cria ou permite espaço para o silêncio, pausa ou reflexão
C. Comunicar Eficazmente
6. Escuta Ativamente
Definição: Foca-se no que o cliente diz e no que não diz para entender completamente o que está a ser comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a sua auto-expressão.
-
Considera o contexto, identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente para melhorar a compreensão do que o cliente está a comunicar
-
Devolve ou resume o que o cliente comunicou para assegurar clareza e entendimento
-
Reconhece e questiona quando há mais do que o cliente comunica expressamente
-
Apercebe-se, reconhece e explora as emoções do cliente, mudanças de nível de energia, sinais não-verbais ou outros comportamentos
-
Integra as palavras, tom de voz e linguagem corporal do cliente para descobrir o pleno significado do que está a ser comunicado
-
Repara nas tendências do comportamento e nas emoções do cliente ao longo das sessões para discernir temas e padrões
7. Evoca a Tomada de Consciência
Definição: Facilita a descoberta e a aprendizagem do cliente através da utilização de ferramentas e técnicas como a indagação poderosa, o silêncio, metáforas ou analogias.
-
Considera a experiência do cliente na decisão do que poderá ser mais útil
-
Desafia o cliente como uma forma de evocar a tomada de consciência ou descoberta
-
Faz perguntas sobre o cliente, como a sua forma de pensar, valores, necessidades, desejos e crenças
-
Faz perguntas que ajudem o cliente a explorar para além do seu pensamento atual
-
Convida o cliente a partilhar mais sobre a sua experiência naquele momento
-
Apercebe-se daquilo que está a funcionar para melhorar o progresso do cliente
-
Adapta a abordagem de coaching em resposta às necessidades do cliente
-
Ajuda o cliente a identificar fatores que influenciam padrões presentes e futuros de comportamento, pensamento ou emoção
-
Convida o cliente a gerar ideias acerca de como pode avançar e daquilo que está disposto ou disponível a fazer
-
Apoia o cliente no reenquadramento de perspetivas
-
Partilha observações, descobertas e sentimentos, sem apego, de modo a potenciar a criação de novas aprendizagens para o cliente
D. Cultivar Aprendizagem e Crescimento
8. Facilita o Crescimento do Cliente
Definição: Estabelece parceria com o cliente para transformar aprendizagens e descobertas em ações. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.
-
Trabalha com o cliente na integração de novas tomadas de consciência, descobertas ou aprendizagens, na sua visão do mundo e nos seus comportamentos
-
Estabelece parceria com o cliente para desenhar objetivos, ações e medidas de responsabilização que integrem e ampliem novas aprendizagens
-
Reconhece e apoia a autonomia do cliente na conceção de objetivos, ações e métodos de responsabilização
-
Apoia o cliente na identificação de possíveis resultados ou aprendizagem a partir da identificação de etapas de ação
-
Convida o cliente a considerar como seguir em frente, incluindo recursos, apoios e potenciais barreiras
-
Estabelece parceria com o cliente para resumir a aprendizagem e a descoberta, dentro, ou entre sessões
-
Celebra o progresso e os sucessos do cliente
-
Estabelece parceria com o cliente para terminar a sessão
Encontre aqui a matriz comparativa da demonstração destas competências ICF para cada um dos níveis de credenciação. Download da matriz das competências (versão em inglês).